Facmat recebe e doa equipamentos para manter a vacinação contra a Covid-19 nos municípios de MT

Depois de um levantamento das principais demandas dos municípios do Mato Grosso, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) recebeu, por meio da campanha nacional “Unidos pela Vacina”, os principais equipamentos necessários para manter a vacinação adequada da população e para que não seja interrompida. O movimento envolve lideranças empresariais e entidades do setor privado com o objetivo de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros.

O Instituto BRF em prol da campanha, doou câmaras frias, caixas térmicas com termômetro de poliuretano e ares-condicionados para nove Associações Comerciais, que repassaram as doações para as Secretarias Municipais mato-grossenses. Em Cuiabá, a Associação Comercial e Empresarial (ACC) entregou dois ares-condicionados de 24000 BTUS para a Vigilância Epidemiológica.

A coordenadora da campanha contra a Covid-19 na Capital, Valéria de Oliveira, recebeu os aparelhos, que serão usados nas dependências do prédio responsável por armazenar as vacinas contra o coronavírus.

Segundo ela, os ares-condicionados antigos serão substituídos pelos novos, mais adequados, já que a sala da câmara fria precisa estar com temperatura na faixa dos 18°C. “Agradecemos imensamente à Associação Comercial de Cuiabá e a campanha ‘Unidos pela Vacina’ pela doação desses aparelhos que vão contribuir muito para o ambiente que é necessário para manter a refrigeração das vacinas”, afirma Valéria Oliveira.

Para o presidente da ACC e da Facmat, Jonas Alves, os equipamentos doados, através da parceria com a iniciativa privada, em especial, o Instituto BRF, beneficiam a saúde da população e mantêm a vacinação em dia.

“Estamos muito satisfeitos em poder contribuir, auxiliar esses municípios responsáveis pelo controle e distribuição das vacinas para a população. Agradecemos a equipe da campanha Unidos pela Vacina e o Instituto BRF, que fizeram essa generosidade de disponibilizar os recursos para a aquisição dos equipamentos. Ficamos honrados pela confiança depositada na Facmat para colocar em prática essas doações e manter a vacinação”, declarou Alves.

Alta Floresta

O presidente da Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Alta Floresta (ACEIAF), Luiz Araújo da Silva, entregou duas câmaras frias para a Secretaria Municipal de Saúde e ressaltou o quanto o gesto é importante para manter a qualidade da vacinação da população no município.

“Para nós da Associação Comercial é muito importante colocar em prática a parte social da entidade. Ficamos muito contentes em ver a alegria da equipe da Secretaria em receber essa doação, porque é muito difícil conseguir as câmaras frias, é um processo burocrático muito grande. Então foi muito emocionante fazer essa doação”, frisou Luiz.

A secretária Municipal de Saúde de Alta Floresta, Sandra Correa de Mello, fez um agradecimento emocionado sobre a doação dos equipamentos. Ela explica que os funcionários, em várias ocasiões, precisaram sair às pressas de suas residências, no meio da noite, para poder realocar as vacinas, que não podem sofrer com as consequências da queda de energia.

“Muitas vezes, quem doa, não tem ideia do quanto é importante e do quanto irá fazer a diferença. Essas câmaras frias vão manter a qualidade das vacinas para a população de Alta Floresta, porque só tínhamos geladeiras, que não são apropriadas. As câmaras têm bateria de 24 horas, nos dando mais tempo para conservação”, relata Sandra.

Foram contempladas com câmaras frias, caixas térmicas com termômetro de poliuretano e ares-condicionados os municípios de Alta Floresta (2 câmaras frias), Guarantã do Norte (1 câmara fria), Matupá (1 câmara fria e 4 caixas térmicas), Nossa Senhora do Livramento (1 câmara fria e 5 caixas térmicas), Peixoto de Azevedo (1 câmara fria e 5 caixas térmicas), Poconé (2 câmaras frias e 5 caixas térmicas), Novo Mundo (1 câmara fria e 3 caixas térmicas), Campinápolis (3 caixas térmicas) e Cuiabá (2 ares-condicionados).

Campanha Unidos pela Vacina

Movimento nacional reúne centenas de entidades, empresas, associações e ONGs, unidas por um único propósito: tornar viável a vacinação de todos os brasileiros ainda em 2021. A mobilização surgiu por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, para engajar a sociedade, em conjunto com o empresariado de todo o Brasil.

Sobre o Instituto BRF

Fundado em 2012 pela BRF, o Instituto BRF é uma associação privada para direcionar de forma estratégica os investimentos sociais da Companhia. O objetivo é dar suporte às iniciativas cidadãs que contribuem para o desenvolvimento das comunidades localmente. Desde a sua criação, por meio das ações de voluntariado e projetos de investimento direto, o Instituto BRF já impactou meio milhão de pessoas, mobilizou 30.000 voluntários e realizou mais de 2 mil ações sociais em 60 cidades ao redor do País. https://www.institutobrf.com/pt